Leia e Assine a Carta da PBL à Sociedade e ao Poder Público
Compartilhar:
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
Essa Carta é fruto da escuta de 170 coletivos literários que atuam em periferias brasileiras. Inicialmente com a pesquisa realizada em 2022, “Coletivos Literários nas Periferias Brasileiras: um retrato” foi possível identificar algumas dificuldades que agitadores culturais do livro, leitura, literatura, bibliotecas e oralituras enfrentam no cotidiano de seus territórios, assim como alguns desejos de mudança que visavam a estruturação do seus trabalhos.
Com os dados da pesquisa, foram realizadas rodas de encontros estaduais, os Círculos Metropolitanos, nas quais foram debatidas proposições do que é preciso ser feito pelo poder público para o fortalecimento dos coletivos literários atuantes em territórios periféricos.
A rede Periferia Brasileira de Letras chegou a essa síntese: por meio de 16 pontos estão materializadas as ideias que buscam transformar um país começando pela base da pirâmide. Essa carta busca, em suma, subverter, girar de ponta a cabeça a pirâmide, essa injusta e desumana condição do povo preto e favelado
O que se nota é que ninguém gosta da favela, mas precisa dela